De tempos em tempos, acho sempre importante consumir conteúdos de diferentes níveis para “calibrar” nossos gostos. Por exemplo, se você sempre escuta as mesmas 100 músicas mais ouvidas da sua playlist, em algum momento você vai deixar de gostar de algumas ou até mesmo enjoar.
Por isso (E também pelo fato de jogos usados no Japāo serem mais acessíveis), resolvi ter a minha experiência com Sonic the Hedgehog de 2006 no PS3, mais popularmente conhecido como Sonic 2006.
Parafraseando o Pedro Cogu do canal Cogumelando: Algo que você não conhece, não importa a época, é algo novo. Mas dessa vez, mesmo sendo a minha primeira vez com o jogo já tinha expectativas muito baixas. E veja só, o jogo conseguiu SUPERAR! Para pior, obviamente.
O Trauma
Depois de uma bela cutscene introdutória com a maior cara de RPG. O jogo finalmente começa e é difícil não se decepcionar mesmo já sabendo o que vem aí.
O personagem não tem peso, parece que nada causa impacto.
Framerate, nem pensar, principalmente jogando com o Tails. Por algum motivo o ataque dele lança uma caixa de anéis que se espalham pelo chão, mas toda vez que isso acontece o jogo começa a engasgar e muito. (Achei sinceramente que iria conseguir crashar o jogo assim, mas não aconteceu).
Os controles, mesma coisa. Em muitas partes você vai perder vidas porque o jogo não corresponde aos inputs ou até mesmo o que seria o comportamento padrão do Sonic baseado no que tivemos anteriormente (Adventure e Heroes).
Daria para continuar ainda mais, mas sinceramente seria apenas repetir o que vários e vários reviewers já comentaram sobre. (Incluindo o grande trauma, que nem eu vi pois só fiz a campanha do Sonic e saí correndo).
Por quê!?

Olhos do Robotnik
Apenas apreciem o trauma e a arte
Loadings, Loadings e mais loadings. Alguns são até mais longos que a “cutscene” que é exibida e logo depois seguida por outra tela de carregamento.
O mundo: Ninguém liga para Soleanna, talvez em outro tipo de jogo com mais tempo de desenvolvimento.
O que se salva:
A música! Falar bem de músicas do Sonic é chover no molhado, mas algo que gosto muito de como a SEGA trata essa história é que mesmo os jogos que gostaríamos de esquecer ainda tem a qualidade de sua trilha sonora relembrada. Como por exemplo no Sonic Symphony tendo uma música de Sonic 2006 (que é acompanhada de trechos do jogo, que podem enganar quem vê achando que é um jogo OK…)
A esperança: Project ’06 e o poder da comunidade
Mais uma vez, modders resolveram botar a mão na massa e preparar a melhor versão possível de um jogo.
Gameplay do sofrimento
Se você quer ver como foi a jornada, o VOD das lives está disponível no YouTube